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14 novembro 2013

Mattos: Criticado, S�o Paulo estuda manter promo��o de ingressos no Paulista (07/11/13-10h37)

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( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Criticado por cartolas corintianos por reduzir preços, a diretoria do São Paulo discute estender a promoção de ingressos do Brasileiro para o Paulista-2014. Há um entendimento de que a diminuição dos valores foi um sucesso e mudou o paradigma dentro do clube do Morumbi em relação a bilhetes.

O time paulista decidiu por abaixar os ingressos para R$ 10,00, valor que pode ser até de R$ 2,00 em caso de descontos, para incentivar o público na briga contra o rebaixamento no Nacional. Nesta terça-feira, o ex-presidente corintiano Andrés Sanchez afirmou que isso foi péssimo para o futebol brasileiro por prejudicar programa de sócio-torcedor.

Mas o departamento de futebol do São Paulo já propôs a cúpula do clube que a promoção seja estendida para o Paulista-2014, campeonato que tem menor interesse do torcedor.

“Quem está no futebol defende isso. A repercussão foi grande. É minha proposta Acho que não há prejuízo financeiro porque o volume de torcedores aumentou'', afirmou o vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes. “A gente tem elasticidade para aumentar e diminuir o preço. Até porque nossa bilheteria representa de 8% a 10% das receitas.''

A proposta será analisada pela diretoria financeira do São Paulo. Em última instância, quem decidirá será o presidente Juvenal Juvêncio. Mas outros dirigentes já deixaram claro que a promoção mudou o paradigma de preço a ser cobrado pelo São Paulo daqui em diante. ''Será levado em conta na nossa política de preços'', afirmou o assessor da presidência, José Mansur.

Para Jesus Lopes, o fato de o Morumbi estar integralmente pago permite a realização de promoções, ao contrário do que ocorre com estádios que terão de ter o financiamento quitado como o é o caso do Itaquerão. O Corinthians já terá de pagar R$ 600 milhões pelo novo estádio.

“As construtoras se incomodam com os preços baixos porque têm de pagar o investimento. Mas o próprio ministro Aldo Rebelo já pediu preços mais baixos'', analisou. “Respeito e entendo às críticas do Andrés porque a Odebrecht terá dificuldade para remunerar seu investimento.''

Jesus Lopes lembra que o o superávit do Morumbi é em torno de R$ 30 milhões/ano, enquanto novos estádios preveem lucros de R$ 60 milhões e R$ 80 milhões. O Corinthians tem uma estimativa de receita de R$ 291 milhões por ano.

Se estuda manter preços baixos no Paulista, a diretoria do São Paulo não mudará sua política para competições da Conmebol, como Sul-Americana e uma possível Libertadores. A explicação é de que os custos desses campeonatos intercontinetais são maiores, e as rendas de televisões menores. Ou seja, é preciso arrecadar com a bilheteria.

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